Faça você mesmo

PEQUENOS CONSERTOS

Construa um testador caseiro para efetuar pequenos consertos em sua casa  

CONSTRUA O SEU TESTADOR CONFORME MOSTRA A FIGURA ACIMA ( CLICK NA IMAGEM PARA EXPANDIR)

INSTRUÇÕES DE USO  DO TESTADOR PARA LEIGOS.

Para utilizar o testador mantenha ele ligado na rede

Leia abaixo alguns exemplos de como utilizar o testador.

Para testar se um rabicho de qualquer aparelho está interrompido basta você ligar o aparelho na tomada 2 do testador e com a chave do aparelho na posição ligado movimente o rabicho se o rabicho estiver interrompido com o movimento ele poderá ascender a lâmpada do testador e você poderá localizar em que ponto o rabicho esta interrompido.

Se esta técnica não funcionar abra o aparelho e faça uma ponte entre os dois fios do rabicho e ligue o rabicho na tomada 2 si ascender a lâmpada o rabicho está perfeito si não ascender o rabicho está interrompido

E para que servem a ponteira com garras? Bem a ponteira com garras serve para você ligar na tomada 2 do testador para testar peças elétricas individualmente tipo resistências, interruptores, fusível, timer, termostatos e etc.

CHOQUE OU EM CURTO: Com as garras ligada na tomada 2 é possível testar se o aparelho está dando choque ou se peças elétricas tipo resistências de fornos está em curto.

Para testar uma resistência de forno conecte uma das ponta da garra em um dos terminais de ligação da resistência e com a outra ponta da garra encoste no ferro da resistência si a lâmpada ascender a resistência está em curto e precisa ser substituída por uma nova

Para testar se o aparelho que você consertou não ficou nada em curto basta ligar as garra na tomada 2 do testador prender uma das ponteira da garra em qualquer parte de chapa, ferro ou de metal do aparelho consertado e com a outra ponteira da garra conectar nos pinos do rabicho do aparelho teste nos dois pino do plug separadamente si a lâmpada do testador ascender tem algo em curto no aparelho . revise elimine o defeito do curto circuito e teste novamente. Sempre após um aparelho ser consertado deve sempre revisar si não tem nada em curto no aparelho nunca ligue sem revisar antes.

Veja abaixo na figura de um abajur antigo.

Se você tiver em casa um abajur antigo que utiliza lâmpada incandescente você poderá fazer do abajur um testador. Para isto basta você substituir o interruptor do abajur por uma tomada, no caso a tomada passaria a ser a tomada 2 do testador.

GOSTOU? COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS